quinta-feira, 13 de maio de 2010

A DIFERENÇA ESTÁ NO DETALHE





Nos últimos tempos, assistimos a um grande crescimento na demanda de clientes para os profissionais de podologia. Além disso, com o incremento da indústria cosmética com cuidados especiais para os pés e o surgimento dos Cursos Tecnólogos crescem também as oportunidades de emprego na área para os podólogos (as) brasileiros. Com a melhoria na qualidade da formação destes profissionais, a credibilidade junto às áreas correlatas se solidifica a cada dia e isso alavanca, cada vez mais a profissão.
A PODOLOGIA nunca esteve tão em voga. Observamos, entusiasmados, os jovens planejarem seu futuro seguindo a carreira de Podólogos (as). Antigamente não se sabia o significado da palavra Podologia e várias vezes os profissionais tinham que explicar seu significado... Atualmente, é raro quem não tenha sua podóloga de confiança!
Bem, com tamanha projeção conclui-se que aumentou também a concorrência! E é por isso que hoje, destaca-se mais aquele profissional que se esmera nos detalhes! As minúcias, num mercado concorrido, podem fazer a diferença e fidelizar clientes. Por isso, todo profissional deve repensar sua forma de atender e receber seus clientes. Deve também reavaliar sua formação e apresentação no mercado. Conduzir suas ações com Ética e respeito ao ser humano torna-se a melhor maneira de conquistar a sociedade e elevar a profissão aos mais altos patamares onde ela deve estar por direito.

Abaixo, relaciono algumas maneiras de tornar sua empresa cada vez mais especial e fazer de seu atendimento um momento de prazer para quem o procura:
1. Ofereça e exija pontualidade, o tempo hoje é matéria preciosa para todos.
2. Seja extremamente honesto e leal com seu cliente, ninguém suporta mais a falta de ética que assola nosso país.
3. Prometa somente o que pode cumprir.
4. Atualize-se sempre, não há nada pior que um profissional que sabe menos que seu cliente.
5. Mantenha seu ambiente de trabalho sempre muito organizado e limpo.
6. Retirem da parede os diplomas velhos e empoeirados, sua conduta deve falar mais que mil papéis.
7. Renove, a cada ano, a sua decoração. Evite flores artificiais, bonequinhos da sorte e outras quinquilharias que atrapalham a circulação da energia positiva e poluem o visual. Peça ajuda a um decorador ou arquiteto.
8. Sua sala de espera é seu cartão de visitas, por isso cuidados com: mesa cheia de papéis, revistas velhas e rasgadas, café frio, biscoito murcho, paredes mal pintadas.
9. Sua equipe deve ser uma extensão do seu atendimento. Avalie seu desempenho constantemente através de pesquisas junto a seus clientes, faça reuniões periódicas para ajustes de procedimentos, oriente e exija que se atualizem sempre.
10. O telemarketing é uma ferramenta poderosa de relacionamento com os clientes. Use-o para informá-los sobre novos tratamentos e promoções, lembrar aniversários, verificar sua satisfação em relação aos tratamentos adquiridos, etc.
11. Fazer parcerias com empresas vencedoras é uma maneira de agregar valor ao seu atendimento, principalmente se tal parceria se reverter em vantagens para seus clientes. Exemplo: seus clientes têm desconto especial numa excelente academia de ginástica da cidade.
12. Sua empresa tem que estar presente na INTERNET. Se você não gosta ou não se interessa pela rede mundial de computadores mude já seus conceitos, estar fora dela é estar fora do mundo!
13. Surpreenda seu cliente sempre. Mude constantemente seus protocolos de atendimento, seus aromas, seus cosméticos. Jamais permita que seu cliente saiba exatamente o que vai acontecer em cada sessão. Alimente o elemento surpresa!
14. Invistam nas terapias relaxantes, as pessoas nunca estiveram tão estressadas e tensas, por isso, não cometa o erro de menosprezar a massagem, ela é o momento mais esperado da sessão!
15. Se você ainda não tem, forme uma equipe multidisciplinar que se reúne para discutir casos, estudar e trocar informações. No futuro, vocês podem formar uma cooperativa, apresentar trabalhos em Congressos, e até criar núcleos de atendimento fortes e competitivos.
16. Reúna seus clientes em eventos informativos. Faça pequenos meetings (encontros) de beleza onde as pessoas podem aprender mais sobre cuidados com a pele e se divertir. As mulheres adoram este tipo de coisa e você estreita seus laços com as clientes além de divulgar sua clínica.
17. Mantenha-se em contato com órgãos como a Vigilância Sanitária e o PROCON. Evite problemas seguindo à risca as exigências legais para o exercício da profissão.
18. Conheça e use todas as boas práticas e métodos de esterilização e desinfecção de equipamentos e local de trabalho. Lavar as mãos constantemente é o primeiro, o mais simples e importante deles.
19. Ter à mão o Código de Defesa do Consumidor e o Código de Ética das Esteticistas é obrigação.
20. Cuidar de sua própria saúde e manter-se saudável é uma demonstração de carinho e respeito para quem o procura e condição indispensável para uma ótima relação entre profissional e cliente. Cuide-se!
No que tange à sua formação pessoal:
1. Leia muito e tudo que for possível, adquira conhecimentos gerais.
2. Reaprenda o português antes de querer aprender outras línguas.
3. Estude, estude e estude.
4. Faça um curso de computação urgente!
5. Seja leal com seus colegas de profissão.
6. Filia-se a uma entidade de classe, exerça a sua cidadania contribuindo para o processo de regulamentação da profissão.
Enfim, use e abuse da criatividade e do amor pela Podologia para tornar seu dia-a-dia mais instigante e crescer profissionalmente. Somente fazendo o ofício com paixão poderemos nos orgulhar da profissão e edificá-la como ela merece.
Bom trabalho

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