quinta-feira, 24 de março de 2011

Dicas para pés saudáveis...

Nossos pés sempre bem!!!


Queridos visitantes, hoje vou tratar de um assunto que acomete grande parte da população mundial: a falta de cuidados com os nossos pés.
Nossos pés são estruturas complexas que aguentam o peso do nosso corpo o dia todo. É ele que ligado com outras estruturas, nos dá equilíbrio e que nos mantém firmes. A maioria das pessoas dão um cuidado especial a outras partes do corpo mais sempre esquecem daquele que dependemos o dia todo: os nossos pés.
Eles ficam abafados, as vezes apertados, com bolhas, calos e calosidades, até com apelas incomodas unhas encravadas.
Com as orientações necessárias, os pés não precisaram mais sofrer tanto:

  • Usar sapatos em dias alternados para evitar a proliferação de fungos que causam tinea pedis (micose nos pés) e onicomicose (micose nas unhas).
    Se tiver sapatos apertados, NÃO OS USE, podem com o tempo lhe trazer deformidades inrreversiveis nos pés. Calçados folgados demais provocam o que se chama de LER (lesão por esforço repetitivo), produzindo um atrito que gera calor e a compressão das unhas e o aparecimento das terríveis unhas encravadas, seguidas de quadros inflamatorios.
  • Nunca fure as bolhas, elas dentro de dez dias acabam secando, se furadas, o seu interior pode ser contaminado agravando mais o quadro.
  • Jamais tente tirar um calo em casa com técnicas caseiras ou calicida. Após o banho, faça o uso de pedra pomes, isso melhora o aspecto e melhoram as calosidades. Hidrate muito os pés. Se perceber muita aspereza, faça hidratação profunda a base de cera de abelhas. mas se os calos percistirem, vá até um podólogo.
  • Nuca tente desencravar uma unha em casa, isso pode piorar o quadro e criar algo que se chama granuloma piogenico. Neste estagio se tem muita dor e a infecção é maior. Tentando desencravar com profissionais sem habilitação, poderá correr riscos também, pois ele não tem os intrumentais corretos para ajuda-lo. A unha encravada (onicocriptose), se caracteriza-se pela penetração da unha, ou parte dela no sulco da prega lateral do dedo. Esse pedaço de unha se chama espícula e o procedimento da retirada dela se chama ESPICULECTOMIA, realizados apenas por PODÓLOGOS. O corte incorretos das unhas podem causar essse mal tambem.

É importante que se faça uma inspesão nos pés regularmente, e se verificar alguma alteração, procurar um profissional competente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário